Para alguns o dia que é pra ganhar presentes, comprar roupa e sapatos novos, para outros o dia de rever amigos e parentes que não os vê a muito tempo, tem os que esperam ansiosamente esse dia por causa da ceia, e há os que celebram o nascimento de Cristo.
Pois é, chegou o dia, enfim Natal. Mas, de onde vem essa data? Por que comemoramos dia 25? Bom, estive pesquisando um pouco e descobri algumas coisas sobre essa data e que é bom vocês saberem.
Não há relatos na Bíblia sobre o natal, nem sobre a possível data que Jesus Cristo nasceu. Mas estudos descobriram que não foi exatamente em dezembro, dia 25, mas provavelmente entre julho e outubro. Então, porque comemoramos neste dia?
Primeiramente, a celebração do Natal não tem raízes cristãs. A data 25 de dezembro provavelmente se originou do de um "aniversário" de uma divindade pagã, e Roma adotou esse ritual, que começava na semana anterior a 25 de dezembro. O festival tinha as seguintes características: presentes, festejos, cânticos e proposital devassidão.
Mas depois de alguns séculos depois de Cristo o Imperador Constantino oficialmente converteu esta tradição pagã em festas "cristãs" natalinas.
Muitas tradições do Natal não tem ligação bíblica, como o papai noel por exemplo. Estudiosos afirmam que existia um bispo que ajudava o pobres dando saquinhos com moedas próximo à chaminés.
Fonte
Imagem: Eliseu Antônio /Web
Imagem: Eliseu Antônio /Web